(I) DOMINGOS PINTO DA FONSECA, nasce no concelho Cinfães, freguesia de Souselo, lugar de Louredo, e aqui é baptizado aos 18.02.1700. Casa no concelho de Cinfães, freguesia de Santiago de Piães, lugar de Bouça, aos 25.11.1723, com CATARINA PINTO DO ESPÍRITO SANTO, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, aos _, filha de Manuel Moreira, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, aos _, e de sua mulher Francisca Pinto, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, aos _, os quais são parentes no 4.º grau de consanguinidade entre si e virão a ser avós de três sacerdotes: Padre Francisco de Faria Pinto, Padre Francisco da Costa Ramos e Padre João Correia da Costa Ramos.
Têm, pelo menos, que se saiba, os seguintes filhos:
(II) 1. JOSÉ CAETANO DA FONSECA, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, bp. 20.04.1724, morre cerca de 1787. Casa em Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, 10.06.1754 [Testemunhas: Manuel Pinto da Fonseca, Senhor da Casa e Quinta do Outeiro (primo co-irmão, por via paterna de ambos, do pai do noivo), Francisco Barbosa, Tabelião do concelho de Cinfães, ambos da freguesia de Tarouquela, sendo o primeiro morador na referida casa, e António José Correia Pinto], com MARIA QUITÉRIA DA COSTA, n. Marco de Canavezes, Penha Longa, Cardia, bp. 29.07.1726, filha de Manuel da Costa Ramos, n. Cinfães, São Cristóvão de Nogueira, Mourilhe, bp. 11.04.1683, e de Maria da Costa, n. Marco de Canavezes, Penha Longa, Cardia, aos _.
Têm 7 filhos (cinco varões e duas senhoras), dos quais destaco, e remeto para entrada própria, o meu pentavô CAPITÃO JOSÉ DA COSTA RAMOS.
(II) 2. MANUEL, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, bp. 11.01.1727. Afilhado de baptismo de Manuel Pinto da Fonseca, Senhor da Casa e Quinta do Outeiro (primo co-irmão, por via paterna de ambos, do avô do baptizando), e de sua mulher Brites Josefa Pinto de Novais Tameirão (também esta parente, pois descende igualmente de Francisco de Magalhães e Maria Moreira, os quais são seus trisavós, de seu marido e de - o aqui referido como o avô do baptizando - Domingos Pinto da Fonseca [ver em cima (I)], moradores na referida casa. (Virei aqui em breve explanar e esclarecer estes meus outros Magalhães, que não são dos mesmos dos Senhores de Ponte da Barca, os quais são, esses sim, os da varonia do aqui destacado e tratado Domingos Pinto da Fonseca [ver (I)] e como tal podem já ser vistos na entrada indicada: VARONIA DA FAMÍLIA COSTA PINTO DO ALENTEJO).
Sem mais notícia.
(II) 3. ANTÓNIO, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, bp. 20.04.1729.
S. m. n.
Nota do Autor: Domingos Pinto da Fonseca e Catarina Pinto do Espírito Santo são heptavós e José Caetano da Fonseca e Maria Quitéria da Costa hexavós de João Miguel Costa Pinto Marchante (Autor do blogue Da Genealogia e de todas as publicações feitas neste).