BARTOLOMEU PINTO DA FONSECA, SEUS FILHOS E ALGUNS NETOS

(I) BARTOLOMEU PINTO DA FONSECA, nasce no concelho de Cinfães, na freguesia de Tarouquela, onde é baptizado aos  31.08.1631, e morre em Cinfães, Tarouquela, aos 13.12.1715. Senhor da Casa e Quinta do Outeiro, em Tarouquela. Senhor de vários Prazos. Escrivão de uma das Varas de Meirinho da Relação da Casa do Porto (Mercê do Rei D. Afonso VI de 10.08.1662). «Nobre que vive das suas fazendas», conforme consta num Prazo que recebeu em Setembro de 1691. Jaz sepultado na Igreja de Tarouquela.
Sucede na supradita Casa e Quinta do Outeiro à Senhora, sua mãe, Ana Moreira, a qual é bisneta de António Pires MoreiraSenhor da referida Casa e Quinta do Outeiro e Senhor da Casa de Paços, também em Tarouquela, Capitão e Juiz do Couto de Tarouquela, Procurador das Freiras Beneditinas do Mosteiro de São Bento de Avé-Maria, no Porto, o qual usa brasão de armas de MOREIRAS (concedido em Carta de Brasão de Armas com data de 1584 a seu parente, em 4.º grau de consaguinidade, Diogo Moreira, Cavaleiro Fidalgo, natural e Chanceler da cidade do Porto), trineta de Pedro Gonçalves Moreira (n. 1473 — m. Cinfães, Tarouquela, 31.12.1520), Capitão, Senhor do Casal do Outeiro no Couto de Tarouquela (Prazo feito a 06.10.1512), Senhor das Terras da Quebrada de Dónega na Freguesia de São Cristóvão de Espadanedo no Couto de Tarouquela, e tetraneta de Gonçalo Pires Moreira (último que se conhece, até agora, desta ilustre Linhagem Moreira [a explanar por mim, aqui, em breve]).
Casa, 1.ª vez, com ISABEL PACHECO.
Casa, 2.ª vez, aos 28.08. 1689, com MARIA CALDEIRA, não se conhecendo descendência deste segundo enlace.

Do 1.º Casamento tem, pelo menos, que se saiba, um filho:

(II) 1. PAULO PINTO DA FONSECA., n. Cinfães, Tarouquela. Senhor da Casa e Quinta do Outeiro. Monteiro-Mór de Sanfins. Escrivão de uma das Varas de Meirinho da Relação do Porto (Mercê do Rei D. João V de 21.11.1715). Contemporâneo do seu parente, por múltiplas linhas e em vários graus de consanguinidade, D. Frei Manuel Pinto da Fonseca, Grão Mestre da Ordem de Malta (Lamego, Sé, 24.05.1681 — Malta, Valletta, 24.01.1773). Casa com LUÍSA MARIA CAETANA.
Têm, pelo menos, que se saiba, um filho:

(III) 1. MANUEL PINTO DA FONSECA, n. Cinfães, Tarouquela. Senhor da Casa e Quinta do Outeiro. Monteiro-Mór de Sanfins. Escrivão das Varas de Meirinho da Relação do Porto (Mercê do Rei D. João V de 27.11.1745). Casa, Cinfães, Tarouquela, aos 14.12.1745, com BRITES JOSEFA PINTO DE NOVAIS TAMEIRÃO,  n. Cinfães, Tarouquela, 12.06.1729, morre aos 20.09.1809, tia da 1.ª Baronesa do Vallado, filha de António de Novais Ferreira de Magalhães , n. Cinfães, Travanca, 1674, m. 21.05.1742, Senhor da Quinta do Vallado, Sargento-Mór de Sanfins, e de Josefa Luísa Teresa Tameirão, n. Bragança, Santa Maria, 18.03.1694, e bisneta paterna de João de Magalhães, que sucedeu a seu pai no Prazo da Quebrada da Barroca, em Travanca, instituído por sua avó (aos 12.05.1586, já viúva), o qual é irmão da cima referida Ana Moreira [ver em cima (I)], sendo que portanto esta sua bisneta casa com este bisneto da supradita irmã. (Virei aqui em breve explanar e esclarecer estes meus outros Magalhães, que não são dos mesmos dos Senhores de Ponte da Barca, os quais são, esses sim, os da varonia do aqui destacado e tratado Bartolomeu Pinto da Fonseca [ver (I)] e como tal podem já ser vistos na entrada indicada: VARONIA DA FAMÍLIA COSTA PINTO DO ALENTEJO).
Têm 7 Filhos. Não serão apresentados, para já, aqui.


BARTOLOMEU PINTO DA FONSECA [ver em cima (I)] com FRANCISCA VAZ, nascida em Cinfães, Nespereira, filha de Martinho Vaz e de sua mulher Maria Jorge, tem, pelo menos, que se saiba, o seguinte filho, com o qual continuamos:

(II) ANTÓNIO PINTO DA FONSECA, n. Cinfães, Tarouquela, cerca de 1670. Morador na Quinta da Castanheira (no concelho de Cinfães, freguesia de Souselo). Contemporâneo do seu parente, por múltiplas linhas e em vários graus de consanguinidade, D. Frei Manuel Pinto da Fonseca, Grão Mestre da Ordem de Malta (Lamego, Sé, 24.05.1681 — Malta, Valletta, 24.01.1773). Casa com TERESA RIBEIRO, n. Porto, Foz do Douro, c. 1670, filha de Maurício Ribeiro, n. Porto, Foz do Douro, e de sua mulher Luísa da Silva da Fonseca, n. Porto, Foz do Douro.
Têm, pelo menos, que se saiba, 3 filhos (dois varões e uma senhora), com os quais seguimos:

(III) 1. DOMINGOS PINTO DA FONSECA, n. Cinfães, Souselo, bp. 18.02.1700. Casa em Cinfães, Santiago de Piães, lugar de Bouça, 25.11.1723, com CATARINA PINTO DO ESPÍRITO SANTO, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, filha de Manuel Moreira, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, e de sua mulher Francisca Pinto, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, os quais são parentes entre si no 4.º grau de consanguinidade e virão a ser avós de três sacerdotes: Padre Francisco de Faria PintoPadre Francisco da Costa Ramos e Padre João Correia da Costa Ramos.
[CATARINA é irmã de FRANCISCO - ver em baixo: (III) 2.] [Estes dois manos estão tratados, juntamente com os seus restantes irmãos, na entrada: FIM-DE-LINHA MOREIRA PINTO DO NORTE]
[DOMINGOS PINTO DA FONSECA está desenvolvido em entrada própria, por ser meu heptavô e sua mulher minha heptavó.]


(III) 2. MARIANA TERESA JOSEFA DA FONSECA, n. Cinfães, Souselo. Casa em Cinfães, Souselo, aos 11.08.1726, com FRANCISCO MOREIRA PINTO, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, filha de Manuel Moreira, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, e de sua mulher Francisca Pinto, n. Cinfães, Santiago de Piães, Bouça, os quais são parentes no 4.º grau de consanguinidade entre si e virão a ser avós de três sacerdotes: Padre Francisco de Faria PintoPadre Francisco da Costa Ramos e Padre João Correia da Costa Ramos.
[FRANCISCO é irmão de CATARINA - ver em cima: (III) 1.] [Estes dois manos estão tratados, juntamente com os seus restantes irmãos, na entrada: FIM-DE-LINHA MOREIRA PINTO DO NORTE].

(III) 3. MANUELn. Cinfães, Souselo, bp. 05.11.1704.
Sem mais notícia.

Nota do Autor: Bartolomeu Pinto da Fonseca e Francisca Vaz são eneavós, António Pinto da Fonseca e Teresa Ribeiro octavós e Domingos Pinto da Fonseca e Catarina Pinto do Espírito Santo heptavós de João Miguel Costa Pinto Marchante (Autor do blogue Da Genealogia e de todas as publicações feitas neste).