JOSÉ DE ANDRADE FALCÃO E SENHORINHA ÁLVARES PEREIRA -- MEUS ENEAVÓS (DUAS VEZES) DAS TERRAS DE BASTO

JOSÉ DE ANDRADE FALCÃO, nasce em Celorico de Basto, Santa Maria de Canedo de Basto, cerca de 1662, por casamento Senhor da Casa e Quinta de Abelheiro, em Canedo de Basto, casa com SENHORINHA ÁLVARES PEREIRA, nascida em Celorico de Basto, Santa Maria de Canedo de Basto, na Casa de Abelheiro, cerca de 1665, Senhora da Casa e Quinta de Abelheiro, em Canedo de Basto.
Descendo deles por uma linha sucessiva de seis varões -- ROSENDO DE ANDRADE, BERNARDO DE ANDRADE, FÉLIX JOSÉ DE ANDRADE, MANUEL MARCELINO DE ANDRADE, BENTO FERREIRA DE ANDRADE e JOAQUIM BENTO FERREIRA (ou JOAQUIM FERREIRA BENTO); o primeiro, nasce em Celorico de Basto, casa em Lisboa e é morador em casado na Lourinhã; os outros, nascem, casam e são moradores na Lourinhã  --, seguidos de três gerações femininas; e, também, por uma linha com mais duas quebras de varonia além das atrás referidas. 
De seguida, recuamos nos antepassados de ambos.

Pais dele:

JOÃO GONÇALVES FALCÃO (também conhecido como JOÃO GONÇALVES FALCÃO DA CUNHA e ainda simplesmente como JOÃO FALCÃO), nasce em Cabeceiras de Basto, Santiago de Faia, cerca de 1630, Senhor da Casa e Quinta da Covilhã, em São Tiago de Faia.
Casa em Cabeceiras de Basto, Vila Nune, aos 03.03.1658, com MARIA DE ANDRADE, nascida cerca de 1630.

Pais dela:

GASPAR ÁLVARES, nasce em Celorico de Basto, Santa Maria de Canedo de Basto, Abelheiro de Cima, cerca de 1623.
Casa (2.ª vez) com CATARINA CARVALHO, nascida em Celorico de Basto, Santa Maria de Canedo de Basto, Abelheiro de Cima, cerca de 1628.

Avós Paternos dele:

GONÇALO GONÇALVES FALCÃO, nasce em Cabeceiras de Basto, Santa Senhorinha de Basto, cerca de 1600, Senhor da Casa e Quinta de Barri Falcão, em Santa Senhorinha de Basto, Escudeiro Fidalgo da Casa Real.
Casa em Cabeceiras de Basto, Santa Senhorinha de Basto, aos 07.01.1610, com ANA DE MAGALHÃES, nascida cerca de 1600.

Avós Maternos dele:

GERVÁSIO JOÃO, nasce cerca de 1600, e MARGARIDA PACHECO DE ANDRADE, nascida em Cabeceiras de Basto, Cavês, cerca de 1600.

Avós Paternos dela:

TOMÉ ÁLVARES, nasce cerca de 1590, e APOLÓNIA ÁLVARES, nascida cerca de 1590. 

Avós Maternos dela:

PEDRO CARVALHO, nasce cerca de 1600, e MARIA PEREIRA, nascida cerca de 1600.

Bisavós Paternos Paternos dele:

GONÇALO GONÇALVES FALCÃO, nasce cerca de 1570, Senhor da Casa de Barri Falcão, em Santa Senhorinha de Basto, Cabeceiras de Basto, e ISABEL AFONSO, nascida cerca de 1570.

Bisavós Paternos Maternos dele:

PEDRO MARTINS, nasce cerca de 1560, morre em Cabeceiras de Basto, Santa Senhorinha de Basto, aos 13.01.1611, Senhor da Casa de Fundevila, em Santa Senhorinha de Basto, e ESCOLÁSTICA BRÁS DE MAGALHÃES, nascida cerca de 1570, morre aos 07.10.1629.

Bisavós Paternos Paternos dela:

ANTÓNIO ÁLVARES, nasce cerca de 1560, e SENHORINHA FERNANDES, nascida cerca de 1560.

Bisavós Paternos Maternos dela:

GASPAR PIRES, nasce cerca de 1560, e MARIA GONÇALVES, nascida cerca de 1560.

Triavós Paternos Maternos Maternos dele:

FRANCISCO (ou BRÁS) DE MAGALHÃES, nasce cerca de 1525, morre antes de 1589, Senhor da Quinta de Sistelo, em Santa Senhorinha de Basto, Cabeceiras de Basto, e MARIA DE FARIA, nascida cerca de 1530, morre antes de 1589. 

Tetravós Paternos Maternos Maternos Paternos dele:

AFONSO PIRES FALCÃO (também conhecido como AFONSO PIRES DE BASTO), nasce em Cabeceiras de Basto, Santa Senhorinha de Basto, na Casa de Barri Falcão, no ano de 1485, Senhor da Casa de Barri Falcão, Escudeiro Fidalgo da Casa Real, e SUSANA DE MAGALHÃES MACHADO, nascida cerca de 1490.

Pentavós Paternos Maternos Maternos Paternos Paternos dele:

PEDRO AFONSO FALCÃO, nasce em Cabeceiras de Basto, Santa Senhorinha de Basto, na Casa de Barri Falcão, cerca de 1450, Senhor da Casa de Barri Falcão, Escudeiro Fidalgo da Casa Real, e ALDONÇA MARTINS, os quais tiveram um novo Prazo para o Casal de Barri Falcão.

Pentavós Paternos Maternos Maternos Paternos Maternos dele:

JOÃO DE SÃO PEDRO MACHADO, nasce cerca de 1450, Senhor da Quinta de Magalhães e da Quinta do Real, Tabelião do Cível e do Crime do Julgado de Lanhoso, Escrivão da Coudelaria de Lanhoso,  e BRANCA DE MAGALHÃES, nascida cerca de 1460.

Hexavô Paterno Materno Materno Paterno Materno Paterno dele:

PEDRO MACHADO, 1.º SENHOR DE ENTRE HOMEM E CÁVADO, nasce cerca de 1440, morre em Tânger em Janeiro de 1464, Trinchante do Rei D. Afonso V ao lado de quem luta em Alfarrobeira, Fidalgo da Casa de D. Fernando irmão do Rei D. Afonso V, morreu em combate no escalamento de Tânger.

Hexavôs Paternos Maternos Maternos Paternos Maternos Maternos dele:

RUI PERES DE MAGALHÃES, nasce cerca de 1440, Clérigo, Prior na Lousã, Deão da Sé de Coimbra, e MARIA AFONSO, nascida cerca de 1440.

Octavós Paternos Maternos Maternos Paternos Maternos Paternos Paternos dele:

VASCO MACHADO, ALCAIDE-MÓR DE CHAVES E ERVEDEDO,  nasce cerca de 1370, Senhor da Torre de Geraz, Cávado e Riba de Vizela, Paço em terras de Lanhoso, honra de Pinho, lugares de Cinfães, Matosinhos e Nantes perto de Chaves, e LEONOR RODRIGUES DE MAGALHÃES, nascida cerca de 1380.

Octavós Paternos Maternos Maternos Paternos Maternos Maternos Paternos dele:

JOÃO DE MAGALHÃES, 1.º SENHOR DE PONTE DA BARCA, nasce cerca de 1390, morre antes de 1472, Senhor de Vila Chão e Larim, e ISABEL DE SOUSA, nascida cerca de 1425. Casam cerca de 1438.

Última actualização, com reedição revista, corrigida e aumentada: 07.12.2024 -- 17:14.