DESABAFO SOBRE A MATÉRIA

Olhei para a minha árvore de costados (árvore genealógica ascendente, explanada em chavetas e com os antepassados numerados segundo o sistema Sosa-Stradonitz) e perguntei-me: em que fim-de-linha hei-de tentar recuar? Peguei no meu heptavô Pedro Fernandes (meu n.º 262), do qual tinha apenas os pais, e decidi tentar ir por aí. A empreitada foi de tal ordem que, ao fim de uma semana de trabalhos, me encontro totalmente exausto e bloqueado. Contudo, os resultados, que foram alguns, ficam à vista e à consequente disposição e consideração dos meus caros leitores, na mensagem anterior. Aliás, no espírito de partilha - inter pares e não só - que norteou a criação deste blogue monotemático. O passo seguinte, como habitualmente acontece nestas pesquisas, será «biografar» esta gente, que é como quem diz, responder à pergunta: o que fizeram eles na vida? Portanto, o referido post será reeditado sempre que surgirem novos dados nesta investigação. No final do estudo (que, nesta área, é sempre em aberto, como no cinema moderno...), revelarei aqui as fontes (manuscritas, com indicação dos respectivos arquivos, e impressas, com a citação dos títulos, números e datas das publicações periódicas) e a bibliografia (obras gerais, de âmbito regional ou específico) consultadas.