I -- MARIA DORNELLAS (ou MARIA DE ANDRADE). Nasce em Óbidos, São Tiago*, cerca de 1620, morre antes de 1676. Moradora na freguesia de São Tiago da Vila de Óbidos. Descendente de uma família nobre da Vila de Óbidos de apelido Dornellas (ou Ornelas), fidalgos estes que possuem um Solar na Vila de Óbidos, havendo uma Sepultura de Pedro de Ornelas** -- nascido em Óbidos cerca de 1410, morre em Óbidos, Escrivão das Sizas e do Pescado de Santarém (1434) -- na Igreja Matriz de Santa Maria da Vila de Óbidos com uma lápide onde se lê: «Sepultura de (...) Ornelas e Seus Descendentes».
Casa em Óbidos, São Tiago*, Igreja Paroquial de São Tiago da Vila de Óbidos, cerca de 1645, com ANTÓNIO MACHADO (também conhecido por ANTÓNIO MACHADO, O VELHO), Alcaide de Óbidos, nascido em Santarém, Almoster (natural da Vila de Almoster, Comarca de Santarém), cerca de 1620, morre cerca de 1690, morador em Almoster e depois no Castelo de Óbidos, descendente de uma família antiga de apelido Machado. Oficial de Terceiro, Dizimeiro na Vila de Óbidos, Carcereiro da Cadeia de Óbidos, Alcaide da Vila de Óbidos (c.1645-c.1690), tem um irmão, Francisco Machado, casado com Mónica da Costa, nascida em Santarém, Abrantes, os quais têm três filhos -- António Machado, Francisco Machado e Manuel Machado, e tem umas primas monjas no Real Mosteiro de Santa Maria de Almoster.
Têm, pelo menos, um filho, José Tavares, nascido cerca de 1650, morre depois de 1706, e uma filha, dos quais seguimos com a minha antepassada:
II -- FRANCISCA DE ANDRADE. Nasce em Óbidos, São Tiago*, baptizada aos 23.04.1653 na Igreja Paroquial de São Tiago da Vila de Óbidos (Baptizou: o Padre João Pedroso, Cura da Igreja Paroquial de São Tiago da Vila de Óbidos; Padrinhos: Manuel Gomes, Morador no Castelo de Óbidos, e Maria Ana de Palma). Morre antes de 1732. Moradora no Castelo de Óbidos.
Casa em Óbidos, São Tiago*, Igreja Paroquial de São Tiago da Vila de Óbidos, aos 23.05.1676 (Celebrou: o Padre Manuel Gomes; Testemunhas: Manuel de Sousa, N Pereira e Filipe Dias Álvares, entre outros muitos que estavam presentes), com JOÃO PEREIRA, Alcaide de Óbidos, nascido no Reino do Algarve, Cidade de Faro, Freguesia de São Pedro, baptizado aos 06.07.1651 na Igreja Matriz de São Pedro da Cidade de Faro no Reino do Algarve (Baptizou: o Beneficiado Bartolomeu Vaz da Costa; Padrinhos: Domingos Gago e Margarida Gonçalves), morre em Óbidos cerca de 1720, morador na Cidade de Faro e depois morador no Castelo de Óbidos, tem Ordens Menores, Sacristão na Igreja Matriz de São Pedro da Cidade de Faro no Reino do Algarve, Tesoureiro da Igreja Matriz de São Pedro da Cidade de Faro no Reino do Algarve, Alcaide da Vila de Óbidos (c.1690-c.1720), filho de Pedro Fernandes, nascido em Portimão, Alvor (Vila de Alvor), cerca de 1610, morre depois de 1676, Negociante, e de Maria Pereira, nascida em Faro, São Pedro, cerca de 1610, morre antes de 1676, casal morador na Rua da Cadeia na Freguesia de São Pedro da Cidade de Faro no Reino no Algarve e que teve pelo menos outros três filhos -- uma filha e dois varões: António, nascido em Faro, São Pedro, baptizado aos 21.04.1630 na Igreja Matriz de São Pedro (Padrinhos: António Jorge e Inês Pereira) e Pedro, nascido em Faro, São Pedro, baptizado aos 20.03.1635 na Igreja Matriz de São Pedro (Padrinhos: Padre António Pereira e Maria Álvares).
Têm, pelo menos, um filho, o meu antepassado:
III -- MANUEL DE ANDRADE, Alcaide de Óbidos. Nasce em Óbidos, São Tiago*, baptizado aos 11.03.1677 na Igreja Paroquial de São Tiago da Vila de Óbidos (Baptizou: o Padre Manuel de Almeida, Beneficiado na Igreja Paroquial de São Pedro da Vila de Óbidos; Padrinhos: o Doutor João Tinoco Vieira, Prior da Igreja Paroquial de São Pedro da Vila de Óbidos, e Maria da Conceição, viúva, desta mesma Vila; Licença e Assento: o Padre Manuel Gomes). Morre em Óbidos, São Tiago*, aos 18.11.1757. Está enterrado dentro da Igreja Paroquial de São Tiago da Vila de Óbidos defronte do Altar de Santo António amortalhado no Hábito do Seráfico Padre São Francisco. Morador no Castelo de Óbidos. Tratou-se sempre à Lei da Nobreza com cavalos e criados. Militar, serviu com distinção e zelo nas guerras e campanhas em que participou, teve devido a ferimentos sofridos em combate baixa por incapacidade para o serviço militar (1706). Assentou praça como Soldado de Cavalaria. Furriel de Cavalos. Cabo de Esquadra de Cavalaria na Companhia de Cavalos da Guarnição da Praça-Forte de Peniche. Carcereiro da Cadeia de Óbidos. Alcaide da Vila de Óbidos (c.1720-1757).
Casa em Peniche, São Pedro, cerca de 1702, com LUÍSA MADEIRA, nascida em Peniche, Ajuda, baptizada aos 01.05.1677 na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Baptizou: o Pároco Padre Pedro Viana; Padrinhos: Doutor Francisco Franco Quaresma e Dona Isabel da Silva, da Quinta do Furadouro e moradora na Vila de Óbidos), morreu em Óbidos, São Tiago*, aos 08.05.1756, está sepultada dentro da Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos na nave do meio defronte do Púlpito amortalhada no Hábito do Seráfico Padre São Francisco, foi moradora na Vila de Peniche e no Castelo de Óbidos, irmã de um Capitão da Praça-Forte de Peniche e de quatro Párocos da freguesia de São Pedro de Peniche, filha de Bernardo Madeira, nascido em Óbidos, Amoreira, Quinta do Furadouro, baptizado cerca de 1645 na Igreja de Nossa Senhora de Aboboriz, morre antes de 1732, morador na Quinta do Furadouro e na Vila de Peniche, Meirinho Geral do Juízo Eclesiástico da Vila de Peniche, Negociante, Proprietário, Fazendeiro, Feitor da Quinta do Furadouro, e de Catarina Madeira, nascida em Peniche, Ajuda, baptizada cerca de 1645 na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, morre antes de 1732, casal este que casou em Peniche, Ajuda, aos 02.09.1673, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Celebrou: o Pároco Pedro Viana; Testemunhas: Agostinho Franco Madeira e Francisco Viana Franco, estando presentes grande parte dos paroquianos), viveram na Vila de Peniche e na Quinta do Furadouro e tiveram, pelo menos, sete filhos -- duas filhas (a minha antepassada, em cima, e outra) e cinco filhos varões (quatro Padres e um Capitão, já acima mencionados), todos baptizados na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, dos quais aqui indico os baptismos de três: o Padre Bernardo Madeira, bp. Peniche, Ajuda, 21.02.1774 (Baptizou: o Pároco Padre Pedro Viana; Padrinhos: o Capitão Pedro Gomes da Costa e Francisca Palhano, mulher de Agostinho Franco Madeira), Pároco da Igreja Paroquial de São Pedro na Vila de Peniche e Pároco da Igreja Paroquial de São Tiago na Vila de Óbidos; Agostinho, bp. Peniche, Ajuda, 17.05.1680 (Baptizou: o Pároco Padre Pedro Viana; Padrinhos: o (...) Pedro Franco e Dona Luísa, da Quinta do Furadouro e moradora na Vila de Óbidos); Manuel, bp. Peniche, Ajuda, 08.01.1684 (Baptizou: o Pároco Padre Pedro Viana; Padrinhos: Doutor Francisco Franco Quaresma e Maria Palhano, mulher de Jacinto Franco Madeira); neta paterna de Manuel Madeira, nascido em Óbidos, Amoreira, cerca de 1615, morador na Quinta do Furadouro, e de Juliana Madeira, nascida em Santarém, Santarém, cerca de 1615, moradora na Quinta do Furadouro.
Têm oito filhos (sete varões e uma filha), todos nascidos na Freguesia de São Tiago* da Vila de Óbidos e baptizados na respectiva Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos:
1 -- Agostinho Madeira, n. Óbidos, São Tiago*, bp. 10.09.1704 (Baptizou: o Padre Manuel Luís Moreira, Cura na Paroquial Igreja de São Tiago de Óbidos; Padrinhos: o Procurador dos Santos Frei Francisco de Santa Teresa Anjinho e o Padre José de Mattos com procuração de Antónia Inácia Sotto Mayor), morador no Castelo de Óbidos, casado, sem notícia de geração;
2 -- Capitão António José Madeira, n. Óbidos, São Tiago*, bp. 06.03.1706 (Baptizou: o Padre Manuel Luís Moreira, Cura na Paroquial Igreja de São Tiago de Óbidos; Padrinho: José Tavares, tio-avô paterno do baptizando), morador na Quinta de Vale de Flores em Óbidos onde viveu e morreu, tratou-se sempre à Lei da Nobreza com cavalos e criados, Militar, serviu durante 21 anos (1742-1763), Capitão da Companhia de Infantaria das Ordenanças da Vila de Óbidos, Vereador da Câmara Municipal de Óbidos (1741-1742, 1761 e 1765-1767), Almotacé (1765), Juiz, Escrivão da Junta do Comércio nas Alfândegas de Peniche e São Martinho, Ourives de Prata em Óbidos, Negociante, Familiar do Santo Ofício (carta de F. S. O. em 1738), casou duas vezes, com geração do primeiro casamento, sem notícia de geração do segundo casamento.
A sua habilitação para Familiar do Santo Ofício e a do seu filho -- Doutor Manuel Madeira Camelo de Andrade (também usa Manuel Madeira Camelo de Andrade e Vasconcelos e Manuel Madeira Camelo de Vasconcelos e ainda Manuel Madeira Camelo de Vasconcelos Pestana), n. Óbidos, Santa Maria, 14.06.1747, bp. Igreja de Santa Maria de Óbidos, morador na Quinta de Vale de Flores em Óbidos, tratou-se sempre à Lei da Nobreza com cavalos e criados, Cavaleiro da Ordem de Cristo (certidão de 1766), Doutor em Leis pela Universidade de Coimbra (1768), Opositor na Universidade Coimbra, Fidalgo de Cota de Armas (Carta de Brasão de Armas de 1773) -- para a Ordem de Cristo, bem como o Processo de Leitura de Bacharel (1769) e o registo da Carta de Brasão de Armas deste último, fornecem interessantes informações biográficas e genealógicas sobre esta família;
3 -- Manuel de Andrade, n. Óbidos, São Tiago*, bp. 29.02.1708 (Baptizou: o Padre Domingos Martins Tinoco; Padrinho: João Gomes, morador na Vila de Óbidos, Familiar do Santo Ofício), casado, sem notícia de geração;
4 -- José, n. Óbidos, São Tiago*, bp. 12.05.1710 (Baptizou: o Padre Pedro Alves Madeira, Cura na Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos; Padrinhos: José Soares Rua e Joana, filha de António da Fonseca, moradores na Vila de Óbidos), sem mais notícia;
5 -- Mariana Rosa, n. Óbidos, São Tiago*, bp. 22.01.1713 (Baptizou: o Padre Pedro Alves Madeira, Cura na Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos; Padrinhos: o Beneficiado António de Mendonça e Mariana Rosa de Castro Calheiros, irmã do Beneficiado Sebastião Alves de Calheiros, moradores na Vila de Óbidos), sem mais notícia;
6 -- Filipe de Andrade Madeira (ou Filipe Madeira de Andrade), n. Óbidos, São Tiago*, bp. 13.04.1715, meu antepassado, que segue;
7 -- João Pedro de Andrade, n. Óbidos, São Tiago*, 10.05.1717 (Baptizou: o Padre Pedro Alves Madeira, Cura na Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos; Padrinhos: o Padre Francisco dos Reis Monteiro e com procuração de sua sobrinha Eugénia Maria Monteiro o Padre João Monteiro), Vereador da Câmara Municipal de Óbidos (1773-1774 e 1776) -- o qual tem um filho, Francisco Miguel de Andrade, Vereador da Câmara Municipal de Óbidos (1794-1795 e 1800-1801) e Juiz das Valas da Vila de Óbidos (1791-...) --, casado e com geração;
8 -- Carlos, Óbidos, São Tiago*, bp. 07.12.1721 (Baptizou: o Padre António de Mendonça, Cura na Igreja Paroquial de Santa Maria de Óbidos; Padrinhos: Doutor Carlos de Almeida, Juiz de Fora da Vila de Óbidos, e Mariana Rosa de Castro Calheiros em cujo nome tocou com a procuração do seu irmão o Beneficiado Sebastião Alves de Calheiros), sem mais notícia.
Seguimos com o meu antepassado:
IV -- FILIPE DE ANDRADE MADEIRA (ou FILIPE MADEIRA DE ANDRADE). Nasce em Óbidos, São Tiago*, baptizado aos 13.04.1715 na Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos (Baptizou: o Padre Pedro Alves Madeira, Cura na Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos; Padrinhos: o Beneficiado Filipe Franco Madeira, Beneficiado na Igreja Paroquial de São Tiago de Óbidos, morador na Vila de Óbidos, e Maria Josefa Rosa, nascida em Baraçais -- Bombarral, Roliça, Baraçais --, solteira.
Casa na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, cerca de 1745, com MARIA JOAQUINA ROSA, nascida na Lourinhã cerca 1720.
Têm, pelo menos, um filho, o meu antepassado:
V -- ANTÓNIO DE ANDRADE MADEIRA. Nasce na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, cerca de 1750.
Casa com MARIA DA ENCARNAÇÃO DE SÃO JOSÉ, nascida na Lourinhã, Reguengo Grande, cerca de 1760, filha de António José, nascido em Mafra, São Miguel de Alcainça, cerca de 1730, e de Isabel Francisca, nascida em Mafra, São Miguel de Alcainça, cerca de 1730.
Têm, pelo menos, quatro filhos (três varões, um dos quais, Manuel de Andrade, é padrinho de baptismo do irmão que segue, e uma filha), dos quais seguimos com o meu antepassado:
VI -- ANSELMO DE ANDRADE. Nasce na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, onde é baptizado aos 04.05.1791, morre cerca de 1851.
Casa na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, aos 28.03.1827, com ANTÓNIA MARIA DA CONCEIÇÃO, nascida na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, cerca de 1800, filha de José Francisco da Rosa, nascido na Lourinhã cerca de 1770, e de Francisca Maria Inácia, nascida na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, cerca de 1770, os quais têm, além desta filha, um filho, Domingos Henriques, morador no Casal da Fonte Real na Vila da Lourinhã, que será padrinho de baptismo e de casamento da sua sobrinha Francisca dos Anjos, a qual segue.
Têm, pelo menos, um filho, Domingos de Andrade, e uma filha, dos quais seguimos com a minha antepassada:
VII -- FRANCISCA DOS ANJOS***. Nasce na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, aos 25.01.1830.
Casa na Lourinhã, São Bartolomeu dos Galegos, aos 21.08.1852, com ANTÓNIO DA SILVA***, nascido na Lourinhã, Lourinhã, Turcifal de Baixo, cerca de 1830, filho João da Silva, nascido na Lourinhã, Lourinhã, cerca de 1800, e de Ana Rosa, nascida na Lourinhã, Lourinhã, cerca de 1800.
Têm doze filhos, dos quais vários (entre eles uma filha, Conceição da Silva, nascida na Lourinhã, Lourinhã, aos 08.12.1873, e um varão, Casimiro da Silva, nascido na Lourinhã, Lourinhã, aos 26.11.1871, Proprietário e Fazendeiro, descendendo eu deste) chegam à idade adulta, casam e têm filhos.
*A Freguesia de São Tiago é extinta em 1835 e anexada à de Santa Maria.
**Pedro de Ornelas é muito provavelmente tetravô de Maria Dornellas mas ainda não tenho documentos que possibilitem confirmar essa ligação.
***Francisca dos Anjos é minha trisavó materna-materna-paterna e António da Silva meu trisavô materno-materno-paterno.
Última actualização, com reedição revista, corrigida e aumentada: 06.11.2024.